sábado, 28 de junho de 2014

?Minutos

                                                             Momentos de decisão é uma incerteza no ar, o sangue parece que corre mais rápido nas artérias, tudo depende desses 90 minutos de jogo, são contratos que irão ser assinados de milhões de reais, vidas poderão ter acessão de melhores do mundo, marketing estão investindo em propaganda o guiché é alto. A economia já tem especulações se o Brasil ganhar o Hexa ou não, já tem o plano B na gaveta aguardando o final da copa. Sou uma apaixonada pelo futebol, mas tenho que concorda que tem coisas mais importante para mostrar ao mundo como acabar com a pobreza, analfabetismo, a degradação humana, o números de mulheres assassinadas cresce diariamente, o estado Espirito Santo, já se iguala ao estado de Pernambuco, são campeões.O que será feito dos estádios depois da copa?, será que se tornarão só obras faraônicas. 
                                                              Temos em nossa rotina que é o dia da decisão, varias coisas precisa de uma assinatura, um carimbo, uma conversa que resolverá o futuro da sua família; empresa; igreja; comunidade para sempre, agente quer que as horas voam, só que o dia tem 24 horas, e o segundos são valiosos, fico pensando vivemos na globalização sobre o mesmo eixo do universo, porque pensamos só no nosso umbigo, será porque sabemos que somos os bom de bola, ou é só para se vangloria-se.
                                                             A caminho do Rio Jordão, Josué com o povo de Israel, passar em meio o rio era necessário, houve duvidas, insegurança, já tinham passado em meio o Mar Vermelho, porque  a duvidas?, para que eles vivifica-se a  fé, há esperança para você, para sua adversidade, sua conta esta no zerada, na caixa do correios só tem dividas, mãe com problemas de saúde de preocupação com a sua vida. Eu quero lhe dizer que Deus está contigo, você vai passar, terá mais experiencia, eu não sei quantos minutos você precisa para sua Vitoria?___Mas eu conheço o dono do tempo, as pedrinhas que estão no fundo do rio, é só você pode pegar, mas ninguém, isto será um memorial para sua descendência, e aqueles que duvidaram de você e de sua capacidade, irão ver a sua mudança.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Analfatoles

                                                      No Brasil, já tivemos varias programas de alfabetização de Adultos, alguns anos atras, tivemos o Moral, para kids e jovens que estão fora da escola e não terminaram o ensino fundamental, ficaram muito anos repetindo a mesma série,e evação escolar. Desde de 1990, surgiram Alfatlit Brasil; Brasil Alfabetizado; EJA; pedagogia de Paulo Freire; Idade Certa, alguns são programas federais,estaduais e municipais.
                                                         A ONU, também preocupados com o analfabetismo em varias nações, traçou medidas e metas até 2016, para irradiar o analfabetismo mundialmente. No ( item 2) educação básica, dos objetivos do Milênio e o( item 8) desenvolvimento humano.
                                                              Fazendo um paralelo do analfabetismo intelectual, para  o espiritual que existem pessoas, que tem aparência de cristã, mas por dentro são ignorantes, carnais, suas atitudes tem mal cheiro, parecem sepulcro caíado, até mesmo um trapo de imundice, querem ter o que você possuem, mas não querem pagar o preço de passar pelas mesma situações que você se submeteu.
                                                              Povo de Israel, teve mal atitude, pensamentos ruim, cheio de lixos internos para com Deus,  pagaram  por causa da murmuração ,com serpentes no acampamento 23 mil pessoas morreram pelo  pecado em um só dia. Você sabia que os israelitas só tinham que passar 11 dias a caminho de Canaã, mas sabe ficaram rodeando por 40 anos o deserto, até terem a atitudes corretas para chegar a terra prometida a Moisés.Falso moralismo, cristão não pode assistir jogos da copa; não se envolve em politica, se houve o arrebatamento você vai ficar?, o esteriótipo que é analisado pelo mundo carnal, para mim isto é tolices de quem não tem o que fazer e mente vazia é oficina do diabo.




segunda-feira, 23 de junho de 2014

Convocação

                                                                      Neste clima de futebol temos a lista dos convocados na hora de entrar em campo, é decisivo executar a tarefa. Inicia-se o jogo e ainda no primeiro tempo você como jogador tentou varias vezes chegar ao gool, mas não deu e o bandeirinha levante a placa de troca de jogador e é você quem vai sair, entender que o seu Coaching quer o melhor para você no próximo jogo.
                                                                     Seguindo está linha de pensamento é assim também a vida cristã , você está pronto para realizar a obra de Deus, mas no meio da partida Ele fala no seu coração: hei é hora de sair de campo, preciso poupar você para próximo projeto que tenho para sua vida. Não desista dos sonhos de Deus para você!, pare de olhar as circunstancias, você só pode ser promovido por Deus, jamais pelos homens, pois o homem são corruptível, mas Deus jamais mudará é incorruptível a sua essência divina.
                                                                      Saiba que o seu nome esta escrito nesta convocação, não há duvida, não é um nome parecido, deixe o Altíssimo usar a tua vida, olhe a vida nas perspectiva Dele, verás o sobrenatural. Ele te sondas e te conhece como no Salmos 139. Veja o exemplo de Moises, foi criado como príncipe no Egito, deixou e ficou 40 anos no deserto, para voltar ao Egito como o libertador, no exercício de cura interior, ao mesmo tempo o povo de Deus ora por um libertador, e no deserto estava sendo gerado, com limitações, mas obediente, cuidado dos roubadores de alegria, que vive ao seu redor.Pois a alegria do Senhor é a minha e tua força.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

LÉXICO

                                                            No futebol brasileiro há  linguagem lexial : peixe, pimba na gorduchinha, pisou na bola, perna de pau. Tem a cultura regional, que enfim muito diferente da formal, o jogador foi com um trem para cima do adversário. O mais engraçado é que  o GOL, não muda é universal.
                                                                        Pensando em léxico, há varias linguagem como braile, libras, áudio, video,grego, hebraico, latim, dialetos, linguagem indígena, quilombolas para o futebol. Tornando assim esta linguagem mais conhecida  acessível. Por exemplo, fazer um trabalho de pesquisa com os alunos, não só na matéria de português , mas na interdisciplinares escolar.
                                                                       O Brasil é um país de varias faces linguística, e ainda tem o novo acordo ortográfico que entrará em vigor em 1 de Janeiro de 2016.
                                                                          A Sociedade Bíblica Brasileira, publicou Léxico Grego-Português do Novo Testamento, para os estudiosos entender melhor o NT, quando Paulo cita que o atleta percorre os estádios, não é os estádios de futebol de hoje a medidas são diferentes, até a analise de pesos e moedas. 
(Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios. ) João 11:18
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. Lucas 24:13
E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. Apocalipse 14:20
E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram. João 6:19
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 1 Coríntios 9:24
E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. Apocalipse 21:16
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mateus 14:24

terça-feira, 17 de junho de 2014

Giesta ou Zimbro?

                                                            Quantas vezes percebemos que existem pessoas muita tímidas, mas que tem grande potencial, um dia que precisa apresentar trabalho de conclusão de curso: trava a fala, as pernas tremem, esquece o texto, as mãos transpiração, não consegue fixar o olhar para a plateia, enfim há um nervosismo visível. A vontade é de sair correndo, rsrsrsrs, não pode permitir que o medo se torne pavor.
   
                                                              Penso que se você já teve esta experiencia, mas se não teve, um dia terá, pois o ser humano tem os pontos fracos e fortes, existem técnicas de oratórias, falar diante um espelho. Quero compartilhar uma historia bíblica que fala de Elias, que depois de uma grande conquista teve medo e resolveu fugir, encontrou no caminho um zimbro e ficou debaixo dele e pediu animo ao Senhor em oração, pois tinha recebido um recado que Jezabel queria sua morte, estava sem direção, falar com quem?,atras o inimigo, afrente um grande deserto estava com fome e sede, o único conforto era a sombra  do zimbro.

 As vezes nos sentimos só, mas Deus jamais nos abandona. Tem tradução bíblica que em vez de zimbro é giesta, só que giesta arbusto pequeno, possui flores que exalam um aroma perfumado. Já o Zimbro é uma arvore que chega até 3 metros de altura, é um medicamento, possuem um óleo nos seus frutos,que é usado para doenças respiratórias,reumáticas, e tratamento de acne, mas também  os especialistas sabem  usar a dosagem certa.        
                                                              
                                                              Elias, passou por uma crise, mas ouvi a voz de Deus e saiu do estado de dependência intelectual, pois ele estava sempre muito preocupado o que as pessoas iriam pensar dele , não tinha pensamento próprio, depender que alguém lhe guiar, tampinha nas costas, aplausos, autoafirmação, quando se entende que há momentos que você enfraquece, mas levantar a cabeça e dar a volta por cima, debaixo somente da obediência a Deus, incentivos humanos vem e se vão como os ventos.   
                                                                                                                E você é um giesta ou zimbro ?                                

sexta-feira, 13 de junho de 2014

BANCO

                                                                 Ficar no banco, aguardando ser chamado para entrar na partida de futebol, deve ser de uma expectativa única, pois você esta sentado torcendo pelos os colegas que estão em campo jogando dá tudo certo, mas aguardando a oportunidade de mostra o seu talento.
                                                                 Todos participaram do treino, antes do jogo oficial, as vezes a escalação é conhecida antes da partida, no período da Copa é momentos antes, os jornalistas querem dá o furo de reportagem. Lembrando que o seu uniforme tem que esta de acordo com os padrões, a chuteira tem que está bem amarada,  canaleira na posição. O técnico só olha e fala é você agora que vai entrar, ele confia. Em muitos lugares no Brasil, o banco de reserva é chamado de banco de areia.
                                                                    Banco é uma palavra Semântica, polissemia ou homonímia, quando esta inserida no contexto, banco: agencia financeira; banco de assentar, lugar de descanso; bancos de dados na internet; banco relacional que é Networking; a bola  faz parte também da partida, bola de sabão como brincadeira de kids; uma gestante tem a barriga com o formato de bola; a lua desta noite é uma grande bola, são bem interessante esta sintaxe.
                                                                    Banco de areia, foi aonde Moisés ficou esperando 40 anos para ter atitude de voltar ao Egito e libertar o povo de Israel, chamado por Deus, ele até tentou dizer que não estava pronto.E você já esta pronto?_______ Como um soldado em prontidão.Ordem dada, certeza da execução.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Jayane - Ele pode

LOVE

                                                                     Hoje é comemorado o dia dos namorados, tanto amor eros
o coração bate mais rápido, as pernas treme, falta palavras, os olhos brilham, tudo é lindo e maravilhoso, quando se ama. Um bom relacionamento algumas vezes começa pela amizade, outras vezes é uma festa, na escola, em uma praça, até na igreja, a verdade há uma magia de querer estar perto que uma pessoa totalmente diferente, mas que faz você sorrir. Uma lua cheia, buque de flores, bombons, perfumes, um Te amo.
                                                                  Um love para mim o mais lindo registrado na bíblia é de Rute e Boaz, um outro caso interessante é de Jacó e Raquel, Jacó amou a Raquel desde primeiro momento que a viu mas o seu sogro era trambiqueiro e fez a  Jacó trabalhar por 14 anos para casar-se com Raquel, ela teve Jose e Benjamim,  Gênesis 35:24.
                                                                  Love incondicional foi de Abraão por Isaque e  Love Ágape é de Deus para humanidade enviou Jesus o seu único filho, para morrer e no terceiro dia ressuscitou e tem a chave da  Vitoria em suas mãos marcadas pelos cravos da crucificação. E para viver este amor eterno é só aceita-lo em seu coração e confessar que Ele é o seu suficiente Salvador.
                                                                    Quando se ama, demonstramos com atitude e ações de bondade, quer vê o outro sempre bem e feliz, se amar é viver eu vivo porque amo ao Senhor. Pois quando eu não consigo fazer Ele me capacita para realizar,este é o Todo poderoso, eu não sou nada, mas Ele é Eu Sou.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Enfrente a trave

                                                          Em uma partida de futebol a hora do penulti é você a bola e o goleiro em meio a uma trave, o coração acelerado, todos os olhos voltado para o seu chute, você treinou milhares de vezes este momento, e agora está enfrente o adversário o que fazer é simples é chutar ou driblar o chute para distrair o goleiro. Lembro que final de copa do mundo  82, quantos gols perdidos, tantos sonhos , Zico o nosso camisa 10, teve a camisa rasgada, foi triste, agora em 94, um grito desde 82 ecoou somos Penta, grande emoção.
                                                         Agora fazendo uma comparação deste pensamento ficamos enfrente a trave em varias situações na vida cotidiana, na hora do vestibular, Enem, processo seletivo em uma grande empresa, até na hora de dizer o sim na hora do enlace, fica sem voz. A trave é um teste, é fazer a coisa certa de maneira correta. Davi, um adorador, pastor de ovelhas, era chamado quando  rei Saul estava perturbado com as más noticias, um reinado cheio de problemas,  Davi que vinha tocava a Harpa, com sons espirituais de elevo com cheiro suave, em nenhum momento ele falou ao ouvido do rei: olha meu sr. eu já foi ungido um dia estarei no seu lugar, ele aguardou o dia marcado para ser corado, momento ele estava enfrente a trave  e ele sou fez o gol, certeiro, tocava para o rei, mas exaltando o Rei dos reis. Um dia você esta no campo, no outro estará tocando para o rei, alguns anos ficará registrado na bíblia, que é o você único ser humano segundo coração de Deus, pois a justiça de Deus sobre ti e a graça sobre a graça.
                                                      Espero que você reflita oque fazer enfrente a trave que aparece na sua caminhada. Você vai perde o gol, ou vai chutar com toca sua garra.

domingo, 8 de junho de 2014

Criados do barro

                                                         Deus, em um processo criação de todas as coisas em 6 dias e no sétimo descansou ou tirou folga , formou o homem do barro,soprou em suas narinas e tornou-se alma vivente, viu que tudo era bom, do pó viemos e retornaremos a ele com sete palmos, então não adianta riquezas, diplomas, orgulho.
                                                              Façamos o homem a nossa imagem e semelhancia, então o Pai, Filho e Espirito Santo,são um, este triuno onipotente, onisciente, onipresença. Jó, no momento mais difícil da sua vida os amigos o jugam, ele disse: Jó 1:21, só para refletir a ganancia deve morre nos corações.
                                                                   Somos pó, cacos de barro, vaso de barro que precisamos do oleiro todos os dias para nos moldar de dentro para fora, pois o sepulcro é bonito por fora mais por dentro tem mal cheiro, está em decomposição,  não frutifica.         
                                                            Muitos querem ser vasos de honra, posição social, top do momento, o ícone, o cara, mas se esquecem que somos servos do Mestre de todos os mestre dos seculos dos seculos de geração a geração.
                                                           No meio do barro, há pedrinhas, barro sem consistência, há lixo, que não é barro nos torrão de barro, precisa do preparo antes de moldar o vaso, usa a peneira , precisa ser selecionado, como esta em Ezequiel 18.
                                                         Só para reflexão você pensa que feito de aço:é o super homem; madeira, é o pinoque-o; mulher maravilha, com os punhos de aço, e um laço que retem as cosias, mas eu sei que sou feita de barro,se estou inteira  é pelo amor e cuidado de Deus na minha vida, precisamos passar pelo fogo, a mais alta temperatura, na oração , renovado a cada manhã sua gloria.

sábado, 7 de junho de 2014

Bola

                                                            A principal estrela da festa agora tem nome, anos atrás era só bola, 
todos estarão com olhos fixos nela, logico que a conduz, é uma atleta exemplar, ela precisa também de um preparo antes da partida, afinal bola murcha no rola!
                                                           Tem a oficial, mas as reservas são bem observadas,a sua escalação é inevitável, brazuca esta mais bela http://veja.abril.com.br/multimidia/video/as-cores-da-brazuca.
                                                           Suas cores, fazem um paralelo com a historia do livro sem palavras do plano de salvação.
                                                   Amarelo- nascemos perfeitos, imagem e semelhancia de Deus.
                                            Cinza- veio o pecado da desobediência, era sujo,soberba, que faz a separação da criatura do criador. 
                                                 Vermelho- representa o sangue do filho unigênito Jesus Cristo, que purifica de todo o pecado.
                                                    Branco- aquele coração sujo, com o sangue, fica limpo de toda maldade.
                                                   Verde- a palavra de Deus é como a semente, o coração é o solo bom, vai crescer e germinar, dando frutos 30,60,100 de uma alma que confessa que há um caminho, João 14:6. Algumas vezes o verde é relacionado com cuidar bem do nosso planeta, Amar a Deus sobre todas as coisas criadas por ELE, mas crescer e compartilhar com um estranho do poder de transformação que só o Espirito Santo convence o ser humano do pecado, João 3:16.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vestiários

                                                                  Antes de uma partida de futebol, há concentração uma conversa de incentivo olho no olho, para todos que compõe o time, pois neste momento os reservas e oficiais são um só, então precisam estar com os pensamentos positivo e determinado que serão vencedores.
                                                          Os exercícios de alongamento, banho frio, vestir a camisa, carregando a emoção de milhões de brasileiros e suas expectativas do HEXA.
                                                                   Já no intervalo a conversa é de mudança de estrategias, vão ser trocados alguns jogadores, mas ainda fica o incentivo somos os melhores jogadas pois o tempo não volta mais, a equipe de jornalismo está a porta, para ouvir do técnico como será o segundo tempo,nome de berta no e de ciclano que esta cotado na mídia, é muito stress, mas faz parte . Ao final de segundo tempo ou prorrogação, vence o que joga melhor. Assim é cada partida, alegria , choro, correria , emoção,gooooool...
                                                               
                                                            Hexa, é a expectativa, de mais um titulo do futebol que surpreenderá ao mundo.